quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

Ainda sobre o desacordo de Conakry

Eu já vi comentários de todo o tipo e de varios quadrantes sobre o famoso mas, quanto a mim, muito embaraçado acordo de Conakri. Fiquei sempre na expectativa de ver ressaltado um aspecto desse acordo, mas que infelizmente não vi em nenhum dos variadíssimos comentários e tentativa de analise, postos a disposição.

Esse aspecto é o seguinte: um dos pontos do acordo diz, passo a citar literalmente: " a reintegração dos 15 deputados expulsos do PAIGC no partido sem condições e de acordo, com as regras do partido". Não acham isso um fiasco?

Se se pede uma reintegração sem condições, porque juntar isso "de acordo com as regras do partido"?.

Fica claro que os 15 deputados teriam sido expulsos do partido por terem supostamente violado as regras do mesmo, daí o sentido da "reintegração sem condições”.

Essa parte do acordo ao invés de contribuir para o avanço do processo de aproximação das partes veio complicar e deixar tudo ficar na mesma. Mas será que as partes signatárias não tiveram oportunidade de ler o acordo antes da assinatura?

É uma questão de deixo em aberto...

Nota do Editor

Devida vénia pelo grau e genialidade da questão ilustre amigo Dr. Mamadu Jao, que dispensa apresentações, mas, para os que não o conhecem, afirmo, que estamos perante um dos mais convincentes, pensador guineense. Investigador Sénior, foi durante vários anos Diretor-Geral do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas da Guiné-Bissau (INEP), um centro de excelência, reconhecido mundialmente e criado pelo o intelectual “gigante” Dr. Carlos Lopes.

Quando li esta reflexão, cheguei a conclusão de que, a nossa intelectualidade não aceitou deixar esta CRISE ao cuidado do tempo e dos políticos da nossa praça. Com cada vez mais analises construtivas e eloquentes, muitos dos nossos pensadores, não deixaram de opinar e reforçar o papel da CIDADANIA ativa, mas sobretudo, deram conta que a Guiné corre o risco de cair no LIMBO.


Se é verdade que estamos refém dos humores do JOMAVISMO, também é sintomático que, o ACORDO de CONAKRY criou espaços para manobras diversão extraordinárias e, de todo o tipo! E esta estória da reintegração dos (15-1) no partido dos libertadores é uma delas!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário