quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA NACIONAL POPULAR NA SEDE DAS NAÇÕES UNIDAS EM NOVA IORQUE.

O Presidente da Assembleia Nacional Popular, Eng. Cipriano Cassamá manteve um importante encontro de trabalho com Luísa Viotti, Diretora do Gabinete do Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres, que se encontra ausente em missão de serviço.

No decurso deste encontro abordaram-se algumas importantes questões inscritas na agenda do Presidente da ANP, nomeadamente, a questão da União Parlamentar Africana (UPA), organização na qual foi eleito Presidente.

O Presidente da ANP e da UPA fez questão de entregar as Resoluções saídas da Conferência de Rabat, Marrocos, bem como aproveitou para abordar ainda dá importância de a organização contar com o apoio do PNUD com vista a à execução das referidas Resoluções.

A crise política na Guiné Bissau foi de seguida detalhadamente explanada pelo Presidente da ANP, tendo solicitado à ONU a adoção de medidas fortes (sanções) visando à implementação do Acordo de Conacry, sob pena de, a sua não implementação, conduzir a escalada de situações de convulsões.

Em reação, e no que tange o primeiro ponto, a Senhora Viotti, perante a ausência de M. Clark, Diretor do PNUD, recomendou e tomou providências para o efeito, no sentido de fazer com que a delegação tivesse um encontro com Diretor do Gabinete Regional para a África daquela organização. E esse encontro deverá ocorrer ainda hoje (ontem).

Quanto ao segundo ponto abordado pelo Presidente da ANP e relacionado com a crise olitica, Luísa Viotti disse ter tomado boa nota e se comprometeu a relatar tudo o que foi abordado neste seu encontro de trabalho com o Eng. Cipriano Cassamá ao SG da ONU, bem como a todos os sectores que intervêm na situação da Guiné Bissau.

O Presidente da ANP por outro lado, aproveitou para oferecer prendas quer à Senhora Viotti (uma estatueta), que ficou muito encantada, quer ao SG (um pano de pente com rosto de Amílcar Cabral). De referir que o encontro decorreu num ambiente de extrema cordialidade, tendo ficado patente que a Senhora Viotti é uma pessoa muito bem informada sobre os assuntos da Guiné Bissau, e tem um apreço muito especial pelo nosso país.


Sem comentários:

Enviar um comentário