quarta-feira, 12 de outubro de 2016

"na antecâmara das próximas eleições..."

Reunidos em Conacri e o povo ansioso à espera do fumo-branco. Os opinion makers a mandar bitaits e todo o tipo de especulação sobre o formato de um eventual novo governo. O que o povo não sabe e também os opinion makers não disseram, é que a reunião não tem como objectivos resolver os problemas da crise, em todos os quadrantes da sociedade, que o país enfrenta. 

A reunião em Conacri, tem só um objectivo: não ficar mal posicionado na antecâmara das próximas eleições dentro de ano e meio sensivelmente. É que sabemos todos como se financiam as eleições neste país, e quem está no governo é quem tem mais meios, eis o grande programa dos partidos beligerantes para a formação de um governo, dito, inclusivo!

Por:
Gorky Medina GMM, 12.10.2016
Nota do Editor
Atento ao que poderá sair dos encontros de Conakry, acompanhando as publicações nas redes sociais, cruzei-me com este realismo lacónico do meu mano Gorky sobre a situação que se vive em Bissau por estes dias.

É que andei a noite toda a procura de um título, para um pequeno texto de opinião que escrevia, sobre as encenações políticas de Conakry. O imaginário foi saltando de título em título, como sempre acontece quando chego ao momento de ter um lead, comecei com o “Pacto de Conakry” pensando já num final feliz e anovelado daquilo que sairá desse encontro.

Depois, tentei imaginar o isolamento político e institucional do PR em Bissau, por estes dias. Saltou, na cachola o título “O rei de Bissau vai nu…” isso numa tentativa de perceber até que ponto esta situação coloca à nu a insuficiência e incapacidade de reconciliar os guineenses do nosso Timoneiro!

Daí, veio mais um título, já na madrugada à dentro, onde melancolia, angustia e tristeza têm mais força regados então com a vontade de suplicar as partes em conflito e (des)avindas, para pensarem no POVO e nas pessoas que têm sofrido mais com esta CRISE e contava, saiu-me o título  “PAIGC avinda em Conakry”…   

Sendo sincero, até agora não consegui encontrar um título para o pequeno texto sobre os encontros de Conakry, e pelo que tenho acompanhado também não se chegou a conciliação por lá e só dá PAIGC!

Sem comentários:

Enviar um comentário