segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

Gafes à solta e, para todos os gostos

Disse para mim mesmo que não iria falar sobre os dois assuntos em que ocorreram gafes magistrais das duas figuras de proa na Guiné neste momento. A questão de querer “disparar baboseiras” antes das próprias SOMBRAS (do mítico Lucky Luke), e no improviso dos dois deu nisso! Mas vamos aos assuntos das GAFES!!!

1 – O PR Jomav, enquanto economista, deu uma “biqueirada” no Produto Interno Bruto (PIB) da Guiné de forma tão violenta que, por esta altura, o nosso PIB deve estar super encolhido. Quem não se lembra da intervenção surreal do PR José Mário Vaz, feita na semana  passada quando agraciou com um  jantar a nossa seleção nacional os nossos DJURTUS.

Nessa ocasião, o nosso timoneiro, decidiu falar das perdas e prejuízos para o país da atividade de pesca clandestina. Bem, o leitor provavelmente dirá que, a grande gafe do PR Jomav foi ter falado de Pesca num dia que à principio devia ser dedicado ao Futebol. Desengana-se, a gafe mesmo, foi quando o PR afirmou: ”Mais de quatrocentos e cinquenta milhões de dólares americanos por ano é o valor monetário da prática da pesca ilegal das pirogas estrangeiras nas águas territoriais da Guiné-Bissau. O montante em causa, conforme Mário Vaz é superior ao Produto Interno Bruto (PIB), da Guiné-Bissau. 

Ora, sabe-se que o Produto Interno Bruto (PIB) da Guiné-Bissau é muito superior a esse montante. Praticamente o PIB guineense é o dobro desse valor, ou seja, cerca de USD$1 bilhão e qualquer coisinha! Confirme se quiser através deste site: http://www.worldbank.org/pt/country/guineabissau).
2 – O provavelmente “general na reserva” mais novo do mundo, e também mais impreparado do planeta, disse conhecer bem a língua portuguesa, aliás, o domínio dessa fonia atinge 100% segundo os dados curriculares do mesmo.

Embora tais inverdades curriculares, todo o mundo tem assistido, as pontapeadas do PM Sissoko Embaló  na gramática, nos verbos e na concordância da língua de Camões tão escandalosas , que aluno de quarta classe bem estudada faria melhor.

Mas vamos à gafe: Sissoko Embaló disse que deixou de ver cinema, em resposta à pergunta de um jornalista que pediu a sua reação sobre o alegado assalto ao gabinete do presidente da Assembleia Nacional Popular (ANP).
Pois bem, hoje lendo mais uma vez que o PM Sissoko ao abandonar ontem Bissau para a cimeira da UA na Etiópia, utilizou a mesma afirmação considerando: “O PM considera a decisão da comissão permanente tomada num hotel como inválida e mais uma vez ao referir-se ao assalto na ANP, afirmou que já não vê cinema desde os tempos da UDIB.”

Resumindo, seria bom que alguém explica-se ao fantoche PM Sissoko Embaló que não se”Vê CINEMA”...vai-se ao cinema para ver um filme!!! 

Sem comentários:

Enviar um comentário