segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

A Epifania que comeveu...

Tozé (Tuzi) e Pappy
As pessoas têm carências, têm necessidades. O Tuzi, como todos sabem, continua só , continua o melhor amigo das ruas de Bissau. "Conhecem-no" bem, e ele a elas, melhor ainda. Continua solitário ao anoitecer , e mais ainda ao amanhecer. Ontem disse-me que tinha dormido ao pé dos Correios na noite anterior, hoje não sei onde passará a noite, mais uma noite que para ele, será igual a qualquer outra, enquanto que para nós, será uma noite diferente.

Chegou o Natal...
Ontem combinamos que hoje iríamos fazer uma foto com o que lhe prometi como presente ,mas até ao final da tarde o Tuzi não apareceu. Talvez o encontre por aí ainda hoje.

Chegou o Natal para todos, e chegou para o Tuzi também, isso é certo pois o Natal é para todos; Uns com mais, outros com menos e outros sem nada!

A vida é mesmo assim, feita de bons e péssimos momentos mas um amigo será sempre um amigo , e o Tuzi, apesar dos degradantes efeitos colaterais da vida, continua sendo o nosso amigo; Um homem inteligentíssimo e um amigo para toda a vida.

Este Natal também é teu Tuzi

Feliz Natal..... estejas onde estiveres!

 
Nota do Editor

A mensagem de Natal que me comeveu de forma muito profunda e fez-me refletir na vida, na caminhada, nas pessoas que vão aparcendo, desfilando e marcando todo este percurso da existência terrena

A mensagem do Pappy publicada na sua página pessoal na rede social, foi entre todas às que li no espaço virtual, aquela que com maior intensidade abordou a epifania da quadra "festiva". Entre vários fatores existe um em particular, conheço bem o Tuzi ou Tozé ou ainda "Rambô"!

Foi meu colega no Liceu, foi um companheiro de equipa no futebol nos ringues do estádio Lino Correia, foi parceiro nas partidas de basquetebol nas quadras do INEP, Banco, Marinha e ainda brother nas largas horas de musculação debaixo de sol quente, no quartel da Marinha em Bissau.

O Tozé tinha uma particularidade, tentava sempre ser o melhor em todas as modalidades que praticava. E realmente era o MELHOR em algumas delas. No Basket por exemplo!!! 

Ver o Tozé neste estado perambulando pelas ruas de Bissau, foi das coisas que mais me perturbou durante os 10 meses que estive na Guiné no ano 2015. 

Ver o Tozé definhando cada dia sem que NINGUÉM, sobretudo nós os antigos colegas, amigos e mandjuas tomemos uma atitude que ponha fim ao sofrimento deste IRMÃO, mostra de forma inequívoca o quanto a nossa solidariedade precisa de atualização e humanismo.

Ver o Tozé e demais pessoas com problemas mentais nas ruas de Bissau e da Guiné, ABANDONADOS, só mostra o quão impreparado está a nossa sociedade, para lidar com pessoas que sofrem com problemas de fórum mental ou psíquico e o quanto o nosso Estado é indiferente aos cidadãos com carências diversas!!!        

Epifania é uma súbita sensação de entendimento ou compreensão da essência de algo. Também pode ser um termo usado para a realização de um sonho com difícil realização. O termo é usado no sentido filosófico e literal para indicar que alguém "encontrou finalmente a última peça do quebra-cabeças e agora consegue ver a imagem completa". O termo é aplicado quando um pensamento inspirado e iluminado acontece, que parece ser divino em natureza (este é o uso em língua inglesa, principalmente, como na expressão "I just had an epiphany", o que indica que ocorreu um pensamento, naquele instante, que foi considerado único e inspirador, de uma natureza quase sobrenatural).
Epifania também possui o significado de manifestação ou aparição divina, porém o conceito não deve ser confundido com a festa religiosa cristã denominada Epifania do Senhor, que celebra a milagrosa encarnação de Jesus entre os homens.
Fonte: Wikipédia

Sem comentários:

Enviar um comentário