quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

Guiné não precisa de LUTADORES...

Com o Secretário de Estado da Cooperação Internacional Augusto Pokna
Toda a Verdade

Bissau, 4 de Outubro de 2017
Dia: Quarta-feira
Local: Gabinete do Secretário de Estado da Cooperação Internacional

Augusto Pokna: Bom dia senhores, espero que estejam a gostar da Guiné-Bissau, fui informado que tiveram bom acolhimento na pessoa do Diretor-Geral da Cooperação Internacional, Dr. Marcelo Almeida, que vos acolheu no aeroporto. Gostaria escutar dos senhores o projeto que os trás ao nosso país...

Depoi dos salamaleques do costume, até porque estávamos a falar de um assunto profissional, por ordem da hierarquia estabelecida, cada participante na reunião foi tomando palavra. Concluídas as reflexões e linhas mestras do projeto, o SEC Pokna ficou tão empolgado que, na hora, manifestou total disponibilidade em colaborar no que fosse, necessário. A satisfação foi tamanha, que ordenou logo ao DG prontidão em passar para os dois Advogados da equipe, todas as leis e normas jurídicas do país sobre as PARCERIAS PÚBLICAS E PRIVADAS, famosas PPP. Para ele, o MEMORANDUM devia ter sido assinado, ONTEM! Um HOSPITAL, com as características apresentadas no PROJETO, qualquer governante do MUNDO em perfeito juízo, ALINHA!

O encantamento foi tal, avançou e, foi a primeira pessoa a mencionar a questão dos PASSAPORTES DIPLOMÁTICOS. Num só gesto e num só fôlego, Augusto Pokna propõe nomeá-los conselheiros especiais, contando com o volume de viagens, para o seguimento dos INVESTIMENTOS na Guiné, correlacionado, com as obras do PROJETO DE HOSPITAL. Esse  estatuto, não só lhes daria a possibilidade de entrar na Guiné, sem as formalidades do VISTO, como também possibilitaria a frequência na área VIP do nosso “minúsculo” e “maltrapilha” aeroporto. Afinal, estamos a falar de pessoas que pretendiam fazer um investimento de 150 milhões de EUROS! Não sei se vai ser necessário fazer um DESENHO?

Li alguns comentários de uma das lespectadoras (palavra criada agora!!!) desta “novela” das redes sociais, se a memória não me falha, dizia mais ou menos isto: “sendo eles empresários, um cartão de residência no país, não lhes chegava para livre entrada???”

Pois bem, a minha resposta para este tipo comentário é seguinte: vivendo essa comentadora em Portugal, deve ter escutado algures, que houve o caso dos VISTOS VIPs(GOLD), envolvendo funcionários do Ministério da Administração Interna português  que fez manchetes e fez correr, muita tinta na imprensa. Hoje em Lisboa, aos chineses que entram de rompante com 500 mil EUROS, nos serviços de fronteira, fazendo um investimento na ordem dos 2 milhões de EUROS em imóveis, pergunta-lhes qual é o PASSAPORTE deles?

Voltando, todos em Bissau sabem o ciclo das audiências e visitas dos “INVESTIDORES” na Guiné. A peregrinação do empresário que chega para investir no país é tão glamorosa, que é o único assunto aceite, pelas linhas editoriais dos órgãos públicos de comunicação como à TGB, e também não se corre o risco de ser CENSURADO, como foi o caso! Está um investidor na área, toca todo o mundo a recebe-lo e, a chamar as rádios e TV!

Verdade ou mentira?

Houve casos até, que nem eram investimentos que demandavam parcerias  estratégicas com o Estado, mas essas pessoas foram recebidas e são recebidas até 'enquanto amigos' pelo BIG BOSS JOMAV!

Verdade ou mentira?

Quem esteve na Guiné nos últimos dois anos e não viu o Califa Soares Cassamá a circular de cima para baixo, com os alemães do AUGUSTUS BOLAMA?

Querem me dizer que esses indivíduos têm apenas e só cartão de residência???
Então, houve “tráfico de influências” em todos os casos dos empresários que foram para a Guiné e estiveram com os governantes???  

Querem que responda aos “fedelhos” que alugaram para atacar-me nas redes sociais e virtualmente, no mesmo tom???

Quem contrata para caluniar, difamar e pôr em causa o caráter das pessoas está à menos de um passo, para contratar ou urdir para eliminar o outro fisicamente...

Verdade ou mentira Califa Soares Cassamá???

Não vou chamar a colação neste debate, pessoas que não só a insignificância do nome é visível, mas o próprio grau de envolvimento é fraco. Irei chamar para este debate, sim,  àqueles que a falta de hombridade tem sido notável!!! Àqueles cujo a covardia os mantém acorrentados aos FALSOS NOMES!

Como é o caso do elemento supracitado, pois não quero LUTAR com ele, até porque a Guiné não precisa de LUATDORES!!! 

Continuemos, tudo estava a correr como “planejado” (brazucando um pouco) e, sobre rodas, até o dia 6 de Outubro (sexta-feira)...

Saímos da reunião com o Augusto Pokna, (quarta-feira - 4 de outubro) com a impressão que as coisas estavam a andar bem, uma equipa de trabalho formada, que no mesmo dia fizeram o cronograma das ações que precederia a rubrica do Memoramdum com o GOVERNO, semi-ilegal, ou como dizia o outro “não sou contra, nem a favor...muito pelo contrario”.

Tudo foi trabalhado, planeado e partilhado entre os dois Advogados que compunham a nossa missão e o DG da Cooperação Internacional.

As necessidades urgentes de materiais de escritório, aliás no gabinete do próprio Secretário de Estado não funcionava a impressora, foram as solicitações ou melhor, as únicas contrapartidas feitas pelo Pokna.

Porém, manifestou imediatamente a disponibilidade de viajar para Campo Grande no Brasil, para ir conhecer as propriedades e escritórios dos “primos Araújos” respondendo no final ao convite formulado.  
Com o ministro da Saúde Pública Carlitos Barai
Toda a Verdade

Estivemos também no dia 5 de outubro (quinta-feira) com o ministro da Saúde Pública Carlitos Barai, do qual guardo a repetição sucessiva da expressão “vocês do Kremlin” durante toda a reunião. Para não cansar os noveleiros vou saltar a audiência com o Carlitos Barai. Não que não seja muito importante, mas sim porque, o djumna-djumna despertado entre o Augusto Pokna e o Carlitos Barai de quem devia assinar o memo, gerou tanto ruído que as informações de que um MILIONÁRIO brasileiro estava em Bissau e  disposto a investir 150 milhões de EUROS, foi chegar aos ouvidos do “general” Umaro Sissoko.

Ula-ula, toma badja konta di kau!!!  

Existem aide-mémoire de todas as reuniões tidas com as autoridades guineeneses, até porque, nos fizemos acompanhar por uma secretária-executiva durante a missão.
Bissau, 6 de outubro de 2017
Dia: Sexta-feira
Local: Hotel Ledger

O ministro Jorge Malu não viajou para Arábia Saudita como estava previsto e, nos tinha anunciado na audiência, a sua não deslocação ao país árabe, retira ao prestável e divertido Secretário de Estado, todos os poderes. Quando a curiosidade tchikiniu-me, tentei saber da razão do cancelamento da viajem do ministro, bingo, mistério...algo deixou-me perplexo, soube através de uma fonte “de água limpa”: “o ministro Jorge Malu não foi porque a Embaixada da Arábia Saudita com sede em Dakar RECUSOU, atribui-lo o VISTO de entrada no reino...!”

Perguntei-lhe: Sério?

Houve alguns segundos de silêncio, desligamos o celular.

Outra fonte carimbou até: “pergunta ao ministro o que se passou, foi vergonhoso...”!
O assunto que me levava a Bissau era outro, embora, pela ordem natural das coisas, acabe sempre por falar em elevado som, o aprendiz de JORNALISMO!

Próximo e último capítulo: Quem tem a "última palavra..."

Como se tomam decisões na Guiné?
Como as redes sociais influenciam tomadas de decisão dos atuais governantes da Guiné-Bissau?
Quem deu ordem de EMISSÃO dos PASSAPORTES?
Não estivemos só com o Cipriano Cassamá como as mentes guiadas pelas inverdades tentaram contar....kkkk...retiraram o vidéo das acusações e botaram do Comandante António N'djai....ESTÃO COM MEDO???

Quando a VERDADE ruge, todos os adeptos da mentira fogem ou inventam nomes falsos como hiena, camaleão, kakri, karanguis e, outros vão mais longe sendo...


Nô bai...

Sem comentários:

Enviar um comentário