quinta-feira, 26 de novembro de 2015

FRANCISCA VAN DUNEM


FRANCISCA VAN DUNEM
Depois da tempestade de euforia, que venha a calma racional
Ninguém pode tirar os Afro-Portugueses (e não só...), o direito que lhes assiste de estarem super felizes pela nomeação da Dra. Van Dunem para o cargo da Ministra de Justiça.

Trata-se duma nomeação que por si só, se traduz numa morte imediata de muitos tabus raciais na sociedade Portuguesa. Sentou-se um precedente e fez-se historia!

Todavia, há aqui uma outra leitura que não devia escapar ninguém, especialmente a comunidade negra radicada em Portugal; de que esta nomeação poderá vir ser uma bomba de relógio que para a qual bastaria um pequeno rastilho para dar o BOOM social. Creiam-me, quando digo que não estou a dramatizar e explico as razões...

Alguém se lembra da historia recente dos EUA?

Refiro-me a eleição do Barak Obama para a presidência dos States. Pois bem, desde o primeiro mandato do Obama em que ele igual que o António Costa, nomeou um negro -Eric Holder para o cargo do Procurador Geral (equivalente ao Ministro de Justiça), os abusos e as arbitrariedades das autoridades policiais sobre a comunidade negra quase que duplicaram. 

As razões que estão na origem destes abusos são várias. Por um lado, depois da eleição do Obama, muitos Afro-Americanos perderam o norte e a racionalidade, e, quiseram «estupidamente» provar o inimigo branco que aquilo ja não era o que sempre tinha sido. Consequência? Simplesmente acabaram por ser carne de canhão para a policia dominada pelos brancos; alias, as autoridades policiais e judiciais endureceram em toda a linha a sua atuação sobre os negros. 

Por outro lado, a eleição do Obama foi um acontecimento histórico indigerível para os herdeiros do KU KLUX KLAN (que são muitos e poderosos) e estão bem instalados em todos os setores da vida pública Americana. E, estes filhos das trevas, com mentes poderosas e perversas, fizeram de tudo para machacar os negros com o único propósito de atingir e humilhar Obama. 

E como conseguiram!!! Alias, a humilhação foi tal que o procurador Eric Holder bateu com a porta para não ter que suportar mais na consciência que muitos irmãos negros estavam a pagar com as suas vidas o simples facto de ele e o Obama ocuparem lugares que a mente do KU KLUX KLAN julga estar reservado exclusivamente para brancos.

Por isso recomendo muita prudência e racionalidade as pessoas em Portugal, porque igual que em States, haverá aqui seguramente mentes que quererão transmitir a mensagem de que, mesmo que por força das circunstancias politicas um escurinho chegue ao topo, um negro não passará dum reles black.

Por: Neusa Carina Sanha

Sem comentários:

Enviar um comentário