Dois mil e um
problemas que o nosso país enfrenta, ao longo de toda a sua história, o do
sistema educativo, para além de ser dos mais crônicos, se atendermos a sua
importância para o progresso de uma sociedade, é dos que preocupa mais.
Um sistema
abandonado à sua sorte: com falta de uma concepção curricular contextualizada;
ausência total de uma planificação do sistema comprometida com a transformação
da vida social, que é o grande objectivo de qualquer sistema educativo; uma
débil formação de professores, desembocando no seu "amadorismo
profissional";
Sindicatos de
professores politizados e comprados ao barato; associações e confederações
estudantis "arrogantes", desnorteados, derivados e aliados do poder
governamental que o nega as melhores qualidades de ensino; pais e encarregados
da educação perdidos com o seu papel de acompanhar os estudos dos educandos; e
estes (alunos), na maioria dos casos, sem a mínima noção do que quer para a sua
vida académica;
Enfim, como diz um
colega professor: "os alunos não têm a cultura escolar", mas eu vou
mais longe e digo O PAÍS INTEIRO ESTÁ COM FALTA DE CULTURA EDUCATIVA.
Entretanto, começam
hoje as provas globais nas escolas públicas e, sem mais tempo para dizer,
apenas sublinho que estamos perante uma prova que significa um dos grandes
males do nosso sistema educativo: a sua nota corresponde mais de 60% do
necessário para a transição do aluno, uma autêntica estupidez (permitam-me a
expressão), se considerarmos as faltas de seriedade e responsabilidade da
maioria dos nossos atores educativos; para além de ser um ponto de início de
negociatas para a passagem de classe, envolvendo alunos (e alunas, em
especial), professores e, perigosamente, com alto patrocínio das direcções das
escolas...
E NO FUNDO DAS
PROVAS APARECE UMA EXPRESSÃO ESTAMPADA QUE DIZ AOS ALUNOS: "BOA
SORTE". EU DIGO "BOA SORTE", MAS É, À COITADINHA DA GUINÉ-BISSAU...
BOA SORTE,
GUINÉ-BISSAU, POIS OS TEUS "BONS" FILHOS ESTÃO A CUIDAR MUITO BEM DE
TI!
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