segunda-feira, 2 de novembro de 2015

Ainda sobre Zamora Induta...

Zamora Induta


O presidente da Liga Guineense dos Direitos Humanos da Guiné-Bissau, Augusto Mário da Silva, disse que o antigo Chefe de Estado-Maior General das Forças Armadas, José Zamora Induta, está aparentemente, saudável, mas triste pela situação em que se encontra, pois está detido há mais de um mês.

Neste fim-de-semana, uma delegação da Liga visitou Zamora Induta no local da sua detenção em Mansoa para diagnosticar em que condições se encontra detido e sobretudo para apurar sobre o seu estado de saúde. 

No início do mês, o advogado de Zamora Induta fez um pedido de "Habeas Corpus" para o libertar por alegadamente estar doente. De acordo com Augusto Silva, Induta diz-se inocente e confia na justiça para esclarecimento da acusação de ser o líder de uma suposta tentativa de golpe de militar a 21 de outubro de 2012.

A delegação da Liga Guineense dos Direitos Humanos encontrou Zamora Induta na varanda de uma caserna, mas acredita que o militar passe mais tempo numa cela.

O militar está detido no quartel de Mansoa, a 60 quilómetros de Bissau.
Zamora Induta é acusado pela justiça militar de crime de terrorismo contra o Estado, tentativa de subversão da ordem constitucional e homicídio, na qualidade de alegado líder da suposta tentativa de golpe de Estado que custou a vida a cinco pessoas. Foi detido a 22 de setembro em regime de prisão preventiva.

Sobre o andamento do processo judicial, Augusto Silva disse ter sido informado pelo advogado de Induta que está pendente o pronunciamento do Supremo Tribunal de Justiça (civil) sobre um pedido de "habeas corpus" interposto há mais de duas semanas.

FONTE : lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário