segunda-feira, 12 de outubro de 2015

FIGURA PÚBLICA

Ontem navegando nas águas profundas da NET, dei de caras com um "autoelogio" da demissionária ministra da Justiça Dr.ª Carmelita Pires no Facebook, sobre o desempenho e alguns resultados esplanadas num suposto relatório 2014/15 que conto puder ler um dia. Mas, sem ler o referido relatório tomei liberdade de confrontar a MINISTRA com o comentário que se segue:
Obras Ministério da Justiça 2015

Não fosse alguns nuances, estaria neste momento reconhecendo o bom desempenho das funções de ministra e governante numa área tão sensível como à Justiça. Situações vividas na primeira pessoa, levam-me a trazer aqui no Facebook, diretamente na sua página acontecimentos tristes e lamentáveis, provocados, por algumas decisões da ministra que se despede ao "jeito típico de «SOCIEDADE NA CABAZ DE CACRE», característico." 

Senão vejamos: A ministra pressionou ou não a Diretora-Geral da Polícia Judiciária para intimidar e perseguir "figuras públicas" que estavam a ser caluniadas nos Blogues em especial "Ditadura do Consenso que teve claro, caráter difamatório, e veiculação de graves mentiras...Quando pela voz da DG da PJ escutei que fui considerado pela ministra e pelo PGR Gildo (meu colega de carteira) FIGURA PÚBLICA, deu-me vontade de dar uma gargalhada na cara da pessoa, mas contive-me. No meu caso, muito antes mesmo da intifada digital do "Doka" ou seja, no dia 13/02/2015, polícias a seu mando, invadiram a casa dos meus pais (onde estava a residir), sem Notificação e muito menos Mandado para tentarem me intimidar e de forma coerciva fui levado as instalações para prestar "algumas declarações"  

Foi-me decretado um Termo de Identidade e Residência (TIR) sem direito à Advogado e muito menos a ação judicial. Seguirá junto deste comentário uma cópia para provar o que digo. Mas, como se isso não basta-se foi-me interditado a saída em Bissau, porque supostamente estava sob investigação...Páginas tantas, não se provou nada a meu respeito e sem interferir e colaborando sempre com as autoridades e, sem necessidade de constituir um Advogado, fiquei em Bissau até a conclusão das investigações. Onde não se provou NADA!!! Foi daí que fui buscar esta frase (Artigo: "Queda Imanente" - Ordidja 2015) sua para provar o grau da sua incoerência: “Consequentemente, todos e todas os denunciantes de qualquer tipo de injustiça, desde barbaridades, ilegalidades, ou mesmo simples irregularidades, serão bem-vindos ou bem-vindas, porque, antes mesmo que o sistema judicial consiga dar resposta, é importante que a opinião pública seja informada, que o escândalo penalize os infractores.” Ministra da Justiça Carmelita Pires in Discurso (2015)...

Outras e mais coisas descobri sobre si e sobre a sua função. Por agora só lhe darei dois exemplos: A obra de requalificação do Ministério foi feita sem concurso público e pasma-me ter descoberto que a empresa que executou à obra é o mesmo do seu tio Caló (o tal dos EUA)...E soube também que ameaçou o atual Presidente da Liga dos Direitos Humanos de suspende-lo das funções que ocupa no ministério da Justiça, para tira-lo o seu ganha pão, Isto porque estava a ser um incômodo...Enquanto militante da Liga a Dra. Carmelita Pires sabe que não se ganha nada. 

Aproveitando estes dois dias que faltam para fazer a passação, espero que me enviem a declaração de NADA CONSTA...Portanto como VIU, tanto a questão de nomeação de Cônsul como o tráfico de passaportes Diplomáticos e de Serviço são crimes que me passaram ao lado e irei agora por uma questão de HONRA (como bem fala) responder aos ataques de que fui vítima...

Até breve...

A resposta da Dr.ª não tardou e tendo em conta que foi dirigida a minha pessoa, tomo a liberdade de publica-la aqui:

Carmelita Pires "Interessantes nuances para denigrir todo o trabalho duma equipa, 

Caro Helmer Araújo.

Naturalmente que se trata dum ataque pessoal, subjacente a uma intenção marcadamente política de me prejudicar pessoalmente, perseguindo-me. Ora, já estou habituada a 
esta nossa terra de ninguém, a ficar no cerne do fogo cruzado. Acusada de fazer de mais, ou de fazer de menos: presa por ter cão e por não ter! A ESPERANÇA É A ÚLTIMA A MORRER.
Na primeira pessoa, utilizado a sua frase, também fui a sua Ministra da Justiça, da nossa República, e servi com a minha equipa ao Estado, com total fidelidade à Constituição e às leis. Pelo que, nunca extravasei os meus poderes e irei processá-lo pelas suas afirmações injuriosas, como sempre farei aos que tentarem denegrir, com atos criminosos, a imagem do Estado Guineense e, através de mim, com uso a retóricas pessoais e descabidas, na busca de notoriedade à minha custa, se apresentem com discursos desconexos.

Sobre o assunto, nada sei e nem tinha que saber. Porém, almejo que a PJ faça o seu trabalho, como aliás sempre encorajei a Diretora, por mim nomeada, nos processos de corrupção, mormente o caso dos passaportes, para desconsolo de muitos.

Denunciarei este seu poste à gestão do FB." Fim de citação...

E passado um bocado e depois da Neusa Sanha uma leitora atenta a algumas publicações facedianas, eis que a ministra altera a primeira resposta e remata com este último parágrafo, com alguma desonestidade, pois essa parte não constava na primeira resposta. Tanto assim que a leitora no post sublinhou que  faltava respostas as acusações de favorecimento nas obras no ministério. Pensou,pensou e respondeu como se segue:

"Não existiram quaisquer obras de requalificação do Ministério da Justiça, tratou-se de tcha-tcha, com empresa avalizada pela Direção Administrativa e Financeira, na base de 3 proposta, e nenhuma era superior a 5 milhões. Efectivamente existe Projeto que aguarda financiamento da Turquia, no âmbito dum acordo de intenção já assinado. Pelo que, como titular da pasta da Justiça, mesmo se em modo de gestão corrente, insurjo-me contra todas as tentativas de transformar a Justiça num fugaz episódio de uma interminável guerra pessoal que, ao mais alto nível do Estado, envergonha o povo guineense.

TEMO PELO FUTURO DO NOSSO PAÍS." Carmelita Pires fim 


A minha resposta logo a seguir a posição da ministra foi apagada pela mesma, mas, aqui deixo mais ou menos o que respondi:

A Dra. Carmelita pode estar descansada que brevemente estarei regressando a Guiné e pronto para responder na justiça, e processar os ataques baixos de que fui vítima. Só não percebi esta palavra embora tenha alterado a versão da primeira resposta : 

"TCHA-TCHA" o que significa esta palavra em crioulo???

E sobre esta frase: "Interessantes nuances para denigrir todo o trabalho duma equipa," 

De que "equipa" fala se você mesmo escreveu páginas tantas:

 "Sobre o assunto, nada sei e nem tinha que saber." 

Ou está a faltar com a verdade ou realmente o seu conceito de trabalho em equipa precisa de atualizações! E mais, não digo, sobre a Vossa Excelência, pois tudo o resto guardarei para quando em Bissau nos encontrarmos nas BARRAS DOS TRIBUNAIS! 

FUI!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário