sábado, 22 de agosto de 2015

"Intifada"...procura-se


Membros do GIGN  senegalês
Fernando Mendonça, conselheiro para os assuntos da comunicação da presidência da república, acaba de reagir nas rádios nacionais “desmentindo” as notícias que dão conta que o PR Jomav pediu ao homólogo senegalês Macky Sall intervenção das forças senegalesas para a sua proteção. Mas para que @ leit@r perceba melhor o que se está a passar em Bissau, vamos aos fatos:

1º Fato: A notícia não foi produzida em Bissau nem por nenhum bloguer nacional ou seja, a notícia partiu desta página:www.seneweb.com onde começa-se por dizer que o PR Jomav “tem medo com à sua vida” e garantem que o pedido foi feito por via diplomática.

2º Fato: Foi feito um “clipping” desta notícia através de um Blog guineense no mesmo dia em que a notícia foi divulgada, ou seja, no dia 21 de agosto. 

3º Fato: A RDP-África fez hoje(22) uma matéria com essa notícia, citando a fonte senegalesa.

4º Fato: O conselheiro da presidência da república reagiu, desmentindo e criando um fato insólito na relação com os jornalistas, ou seja, elaborou um conjunto de questões que os jornalistas deveriam faze-lo quando decidiu pronunciar sobre o assunto. 

5º Fato: Caminhamos com passos largos para um regime que roça muito a DITADURA.

6º Fato: Lançou-se em vários pontos de Bissau estórias que lembram o passado. Nos transportes públicos – táxis e toca-tocas contam-se episódios de que existem polícias a paisana ou melhor “polícias do pensamento” que estão intimidando pessoas que ousam falar sobre as relações sobejamente conhecidas entre o recém-nomeado primeiro-ministro e os entorpecentes.  

7º Fato: O PR Jomav estará dentro de uma hora no estádio nacional 24 de setembro, para assistir a partida do final da taça da Guiné. Estão previstas algumas manifestações no local e algumas fontes avançam até que, se poderá assistir a primeira “intifada” a moda guineense, sobretudo, numa zona onde o que não falta são calhaus. Vou já pra lá, para testemunhar o acontecimento…

Até já…  

Sem comentários:

Enviar um comentário