sábado, 24 de junho de 2017

Convenção marcada pela morte do último fundador vivo

Último dia da Convenção Nacional do PAIGC, em tom de branco. Entretanto, acabou de chegar uma notícia muito triste. Faleceram hoje dois COMBATENTES da primeira hora, trata-se Elisée Trupin, o último membro fundador vivo e, Papai Mendonça militante do Comité Central durante várias décadas. 
 
Emoção e sentimentos de LUTA marcam a atmosfera na sede dos libertadores! 
Pequena nota biográfica do COMBATENTE ELISÉE TURPIN

Natural de Bissau, onde nasceu a 23 de maio de 1930 e fez os estudos primários e secundários, Elisée Turpin foi funcionário da Companhia Francesa S.C.O.A. -- Sociedade Comercial Oeste Africana entre 1942 e 1956, ano em que ajudou a criar o PAIGC. Antes de entrar nas fileiras dos libertadores Elisée Turpin foi membro do Partido Comunista Português (PCP) na clandestinidade em Bissau.

Empregado comercial em várias das mais importantes empresas portuguesas de então, foi durante esse período que na clandestinidade apoiou as atividades da luta pela independência, declarada na Guiné-Bissau em 1973 e em Cabo Verde em 1975.

Em 1976, dedicou-se aos negócios e nunca ocupou cargos políticos, embora tenha sido durante bastantes anos conselheiro quer de presidentes quer de primeiros-ministros.

Aproveito a oportunidade para manifestar o profundo pesar e condolências a toda a FAMÍLIA TURPIN! 

Eterno descanso GRANDE COMBATENTE

Sem comentários:

Enviar um comentário