quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

Só na Guiné...Usau!!!

A minha tristeza não é feita de angústias
A minha surpresa é só feita de fatos
De sangue nos olhos e lama nos sapatos.
Chico Buarque “Fortaleza”

Imagina o leit@r, a angústia de um blogueiro de política e cidadania, cuja tarefa é trazer factos mais relevantes para os que o leem uma vez ou outra, sentir que cumpriu a missão existencial e não deixou de fora a sua opinião e de tantas outras pessoas de bem durante mais um ano. Obrigado 2016 e seja bem-vindo 2017!!!

Admita-se, por generosidade, que Vossas Excelências não estejam devidamente preparados, para perceberem coisa nenhuma com conteúdo, sendo cínicos, falsos e supérfluos nas intervenções públicas que fazem. E fundamentalmente, perante esta autodestruição gritante, querem continuar a enganar os guineenses!!! Mentindo!!!

Mas, vamos aos Factos:  
1- Como é que se pode partir do princípio que “o ministro da Economia e Finanças convidou os parceiros económicos e financeiros do governo nomeadamente a Câmara do Comércio, Indústria, Agricultura e Serviços, Associação Nacional dos Agricultores da Guiné-Bissau, Bancos Comerciais, Despachantes e o Comando da Guarda Nacional para um encontro de troca de impressões sobre as reformas a adotar no sector.” e nesse encontro o mesmo ministro tenha dedicado a maior parte do tempo a falar do setor público, lançando suposições e leviandades sem fundamento. Não é caso de estar numa “torcida” contra este ou aquele, mas o de explicar o caminho que levou ao desastre económico e se, mantido, só levará o país a desastres maiores. E esse caminho se chama JOMAVISMO!!!

Será que, com a execução e desembolso dos financiamentos mobilizados na MESA REDONDA, o país teria necessidade de se endividar junto às instituições financeiras regionais???  

O que são 200 milhões de euros (cerca de 130 bilhões de francos CFA) perto de 1 bilhão e meio de euros ( cerca 975 bilhões de francos CFA)???

Não é preciso ser economista para perceber isso e agir conforme a percepção de que podem enganar os tolos até com raciocínio e afirmações extremamente bisaras, que originou notícias tipo “o ministro da Economia e Finanças guineense aproveitou a ocasião para criticar a opção tomada pelos governos nos últimos dois anos, nomeadamente por terem contraído dívidas utilizadas apenas no pagamento de bens de consumo de luxo e salários.”

Traduzindo para a vida comum, sabe-se que as dívidas junto aos parceiros da região nos últimos 10 anos foram sempre contraídas para pagar salário e comprar 4x4 top de gama para os governantes!
2 – Mais engraçado de todos, foi o ministro de “Estado do Interior”, que viva a força quer transformar o país num estado de interior.

Admita-se que não queiram explicar o fracasso presente na opinião pública nacional e internacional (todo o mundo acompanhou esse golpe as claras e em direto nas redes sociais), da vossa triste medida de VENDER ABUSIVAMENTE as madeiras (misti kaba ku Pô di Sangui di tudu manera) aos chineses. Usando e abusando da tribuna governativa, utilizando os meios de comunicação e ressonância do regime monocrático o ministro “lutador” vai tentando inverter a realidade e gozando na cara dos guineenses incautos e alienados!

“Governo disse para cessar a corte da madeira. As pessoas não podem continuar a fazer corte, vamos combate-los hoje e até ao ultimo dia”. Basta entender bem a afirmação do ministro Botcha Candé (o mesmo que assassinou a ética política na praça publica ao dizer num dia que iria respeitar a disciplina partidária e noutro foi tomar posse) e perceber o que significa combater “hoje e até ao último dia” para chegar a conclusão de que, não haverá último dia , por simplesmente, existir governo que incentiva esse negócio hediondo que está a matar o nosso próximo futuro na Guiné!!!  

O Ministro de Estado do Interior, igualmente, presidente da Comissão Interministerial para o contencioso da madeira apreendida afirmou hoje em Bissau que, já exportaram trezentos e nove contentores de madeira para a venda.” de tão esperto e instruído que se tornou o antigo analfabruto ministro, que não mencionou a quantia que entrou para o cofre do Estado com essa quantidade vendida de contentores!

Quanto rendeu o negócio das madeiras confiscadas em 2015, e dos novos DESMATAMENTOS denunciados???  

Aliás, em que parte do mundo é que um ministro de “Estado do Interior” faz papel de ministro de Comércio e Finanças ao mesmo tempo?  

Só na Guiné...

Sem comentários:

Enviar um comentário