segunda-feira, 27 de março de 2017

HOMENAGEM PÓSTUMA AO COMBATENTE E POLÍTICO BOUBACAR BARRY

Agachado: terceiro da direita para esquerda.
Assunto: Amílcar Cabral com um grupo de jovens militantes do PAIGC que recebem instrução militar em Marrocos. Pedro Pires, Barry Boubacar (chefe do grupo), Sadja Bamba, Pedro Lopes, Ansumane Mane e José Serifo Turé, entre outros. Data: Fevereiro de 1962

Às 11:30 minutos (domingo) recebi telefonema da minha cunhada em Bissau comunicando que a família estava reunida em casa porque acabaram de receber notícias de Verona, na Itália, sobre o falecimento do meu tio Boubacar Barry, vitimado de um tumor no cérebro do qual padecia a longos tempos.

Boubacar Barry, de menino, foi mandado pelo pai para estudar em Guiné-Conakry, de onde na adolescência se juntara, em 1959, aos seus patrícios da Guiné Portuguesa que haviam migrado para este país fugindo da perseguição do governo português. Entre os quais, figuravam Armando Ramos, Luís da Silva (Tchalumbé), Ernestina da Silva, Cesário Carvalho de Alvarenga, Pascoal Correia Alves, Francisco Mendes, e outros que, posteriormente, foram encontra-los, a fim se organizarem para fazer frente ao jugo colonial português na Guiné dita Portuguesa. Assim, fizera parte do MLG, MLGC e do PAIGC. 

No campo político desempenhou importante papel não apenas em ajudar na aceitação e consolidação do PAIGC como a única representação política e legítima da Guiné dita portuguesa junto ao seu povo pela sua independência, mas também pela aceitação e legitimação do mesmo junto ao governo do Sekou Turé e da OUA, assim se tornou o seu primeiro representante político junto ao governo de Nkrumah em Accra. 

Durante a Luta pela Libertação, além de guerrilheiro foi também Comissário Político em diversas Frentes. Entretanto, como alguns de seus companheiros da primeira hora do PAIGC, a sorte o abandonara. Depois da independência se tornou um joão ninguém, esquecido das fileiras do PAIGC e do governo por este instalado em Bissau. Que eu saiba nada, nenhuma acusação que pudesse incriminá-lo a traição lesa pátria, justificou seu abandono ao ostracismo. Mesmo, após ao golpe de 14 de novembro de 1980, intitulado de Movimento Reajustador que alegava pretender repor a justiça entre os camaradas da luta, e instalou Nino Vieira no Poder, foi reconhecida a sua pessoa. Doente e abandonado foi acolhido por uma senhora amiga de origem italiana que depois veio tornar-se sua esposa e dedicada companheira até o seu falecimento em 26 de março de 2017.

Como homenagem, em forma de protesto, neste FACE, feito por mim aos heróis de Tarrafal, que no passado foram condenados a morte lenta, durante 7 anos, por confinamento na Ilha de Santiago em Cabo Verde, e hoje abandonados a sorte para minguar até a morte, também, estarei rendendo esta singela homenagem ao Combatente e Político Boubacar Barry que abandonou seus estudos e carreira profissional para se juntar aos seus colegas e conterrâneos que, durante 15 anos, privaram-se de benesses que poderiam auferir como profissionais bem sucedidos na época.

Como reforço anexarei para ilustrar esta homenagem algumas fotos deste bravo combatente pela Liberdade da Pátria Guineense, Boubacar Barry. Pelas fotos e pelos comentários que não fui eu que fiz, apenas compartilhei, cada um faz a sua avaliação.
Camarada Boubacar Barrry, permita-me transcrever uma pequena passagem do Poeta Fernando Pessoa para lhe dizer que “.... Tudo vale a pena quando a alma não é pequena”. Tenho a certeza que, mais que valeu, porque suportaste tudo com a cabeça erguida. Por isso lhe digo vai em PAZ e não olhe para trás, não porque não valeu a pena o seu sacrifício para a geração presente e futura, pós independência, mas porque pagaste o seu quinhão. Portanto, meu tio, que seja eterno o seu descanso e que a terra lhe seja leve. 

Esta canção Prece de Padre Marcelo Rossi lhe acompanhará para a eternidade.

Segura Na Mão de Deus

Se as águas do mar da vida quiserem te afogar
Segura na mão de Deus e vai
Se as tristezas desta vida quiserem te sufocar
Segura na mão de Deus e vai

Segura na mão de Deus, segura na mão de Deus
Pois ela, ela te sustentará
Não temas, segue adiante e não olhes para trás
Segura na mão de Deus e vai

Se a jornada é pesada e te cansas da caminhada
Segura na mão de Deus e vai
Orando, jejuando, confiando e confessando
Segura na mão de Deus e vai

O Espírito do Senhor sempre te revestirá
Segura na mão de Deus e vai
Jesus Cristo prometeu que jamais te deixará
Segura na mão de Deus e vai.

Padre Marcelo Rossi

De Pé: O segundo com cigarro na mão fumando.
Título: José Pereira e Barri com outros combatentes do PAIGC. Assunto: José Pereira e Barry com outros combatentes do PAIGC. (1963-1973)

Nota do Editor

É com profundo pesar que publico este post  do mano-velho Lamarana Bari, e aproveito para manifestar as minhas condolências a toda a família deste grande COMBATENTE DA LIBERDADE!!!


Eterno descanso a sua ALMA...

1 comentário:

  1. Grazie infinite a Lamarana per questo affettuoso e sincero ricordo del mio adorato marito Bubacar Barry. Siamo stati insieme 39 anni qui sulla terra e continueremo per sempre in cielo. Cristina Ungaro.

    ResponderEliminar