segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Isto sim. é um Press-Release

Por André Ranieri
press release é uma das principais ferramentas de uma assessoria de imprensa quando o assunto é comunicação externa. Ele consiste basicamente em um texto, de cunho jornalístico. O release não é enviado ao público em geral, mas, sim, diretamente ao jornalista, via e-mail. Justamente por isso, o material deve ser pensado para chamar a atenção logo no título.
Pontos positivos
Muitas vezes o release é publicado integralmente pelos veículos de comunicação, mas isso geralmente acontece com mídias de pequena e média relevância. Nos veículos de grande relevância, o principal objetivo é chamar a atenção dos jornalistas ao tema em questão e despertar o interesse deles em falar sobre o assunto. Nestes casos, o redator entra em contato com a assessoria buscando fontes e mais informações.
Pontos negativos
press release é uma ferramenta utilizada por praticamente todas as assessorias de imprensa, o que torna a concorrência grande. Vale lembrar que todos os dias, as caixas de e-mail dos jornalistas são bombardeadas por textos neste formato. Por isso, é fundamental enviar releases apenas quando os temas forem realmente relevantes, pois desta forma as chances de eles serem enviados para as caixas de spam dos jornalistas é reduzida.
Disparo de release
Antes de disparar o release para um mailing geral, para vários jornalistas, uma boa alternativa é oferecer o material com exclusividade para veículos estratégicos. A chance de os veículos mais importantes perderem o interesse no material, depois de saberem que ele foi enviado para outros jornalistas, é praticamente inevitável.
Fonte: Cifra
Nota Editor
Espero que o Sr. Fernando Mendonça "Conselheiro-Porta-Voz" da presidência da república entenda o que é "Press-Release" ou na linguagem antiga "Comunicado de Imprensa" e deixe de fazer (produzir) disparates e panfletos em jeito de COMUNICADO...O brasileiro diria: Aprenda porque o Inácio Tavares "não dura sempre"...  

Sem comentários:

Enviar um comentário