segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

A Verdade Inconveniente Do Milénio

Jamel Handem

Pergunto-me porquê que os guineenses estão sempre a lamentar-se da situação da nossa querida Guiné? Os dirigentes que temos merecê-mo-los porquanto nós é que os escolhemos. Para quê tanto teatro e lamurias se nas próximas eleições vamos votar outra vez para os mesmos nos governarem e assim será pelo menos nos próximos 50 anos? Para quê fingir se na verdade é assim que nos convém que a Guiné continue, vá-se-lá saber para que proveitos?
Querer mudar com a mesma mentalidade é como empurrar um barco encalhado algures no canal do Geba. Deixemos de fintas e papo furado e sejamos realistas: é assim que gostamos de estar, sem controlo, sem responsabilidade e no "desenrasca quem pôde".
Se algo tem que mudar, esse algo somos nós mesmos, os dirigentes esses são produtos daquilo que criamos por nossas conveniências e interesses e para termos sobre quem atirar as culpas. Já repararam que nós nunca somos culpados de nada? Somos todos inocentes e vítimas. As desgraças que caem sobre nós vêm sempre de uma terceira pessoa ou entidade?
Enxergue-mo-nos e reconheçamos que se a Guiné está atrasada, se tem maus líderes é da nossa cumplicidade e responsabilidade individual e colectiva. Aceitemos pelo menos esta verdade para começarmos a mudar alguma coisa:
NÓS MESMOS, EU PRÓPRIO (N'DJI PROPI)!
Tenho dito.

Sem comentários:

Enviar um comentário