quarta-feira, 6 de dezembro de 2017

Origem e causa da nota do MNECIC...

Continuação...

                                                        Toda a Verdade 
Bissau, 10 de Outubro
Local: Gabinete do Presidente da ANP
Hora: 13h 55m
O telefone tocou várias vezes e desligou, foram duas tentativas, e o General Umaro Sissoko não atende! Para quem trabalha como militar, kinti-kinti ou djoni-djoni ficou esse registo lamentável.
Cipriano Cassamá: Pera n’manda tchoma nha chefe de Gabinete, Dr. Ansumane Sanha, abô bu odja li kuma ku nô tarbadja. Cada kin ta desempenha si FUNÇON! Nim hum passo nô ka ta da, sin consulta tudo CONSELHEIROS e principalmente o SENHOR DA LEI...
(...) minutos depois
Bissau, 10 de Outubro
Dr. Ansumane Sanha: Procedimentu i muito simples administrativamente ou ministro Jorge Malu justifica por escrito motivos de um possível “indeferimento” argumentando de forma sustentada tudu motivos, ou suma primeiro-ministro stá na toma decisões ku ka di si FUNÇON i dibi di rimitidu um Nota Informativa i ministro Malu ta RESPONSABILIZAL suma i fala assunto na stá na si ALÇADA!
A posição neutral e isento do ministro Jorge Malu, neste assunto não precisa de nenhuma prova se termos em conta a Nota de Informação nº67! Afinal o homem(PM) é militar e atira para todos os lados, usurpando os PODERES que por lei e pela ORGÂNICA governativa estão bem definidas! Se estavamos muito ancurados a nossa literatura ORAL, tinha chegado a hora de com documentos cada um vincular as suas responsabilidades por escrito!!!
Jorge Malu é um gentlemen sem se esforçar. É-lhe natural, o trato fino e cordial, com todas as pessoas, independentemente da cor partidária. HOMEM DE ESTADO que se reconhece de longe. Lembro-me perfeitamente da competência demonstrada pelo Jorge Malu, enquanto Presidente da ANP. Não fosse ele a gerir os surtos temperamentais do malogrado PR Koumba Yala, a Guiné poderia muito facilmente reinserir em mais um conflito.
Desapegado ao PODER não teve problemas de aceitar o CONSENSO alcançado com a queda do Koumba Yala, e não se lhe escutou uma vez sequer reclamar a legitimidade de ser na altura o PRESIDENTE natural e constitucional da Guiné-Bissau. A CARTA de TRANSIÇÃO falou mais alto nessa altura e dele nunca se ouviu uma única reclamação. Ri-se até quando lembramos  todos esses episódios dos idos anos 2000/3, sobretudo, da dissolução da ANP feita pelo homem grande balanta, que também ditou o fim do seu reinado.
A forma amável com que trata todas as pessoas, não engana, e pelo MAGNO respeito que nutro por ele, não irei detalhar a nobre posição que teve sempre em todo esse processo. Irmão Jorge Malu você é um homem digno, honorável e estimável!
Se via de longe o amadorismo de quem nunca foi funcionário público, que priorizou a “guerrinha” política, ou melhor, politiquice da rede social e,  “gula” FINANCEIRA, aliás a sua imagem de marca, pois ostenta ser, o homem dos grandes negócios internacionais que “carrega a Guiné ao colo e leva onde quer...tirou muitos do envelope...e paga as Embaixadas para os funcionários deixarem de pedir esmolas e cansar os emigrantes...” ainda bem que NUNCA ninguém da minha família pediu esmola nem ao General nem ao PM Umaro Sissoko. Em Hamburgo, na Alemanha, falou tudo o que quis como se a Guiné fosse dele e do seu dono, existe nas redes socias um vidéo que não engana a ninguém e mostra um jovem valente e democrata, ousar dize-lo "BASTA DE INCITAR TRIBALISMO NA GUINÉ PRIMEIRO-MINISTRO"!!! 

Mas, o mesmo esqueceu contar que na mesma viagem faltou a VERDADE na Sérvia, negociando, o processo doloroso de um POVO, a sua INDEPENDÊNCIA que, custou vidas e sofrimentos de muitos. Foi dizer que a Guiné-Bissau não reconhece KOSOVO! Vamos rasgar o Estado guineenses e começar tudo de novo mas a JUSTIÇA tem que ser FEITA!!!

Verdade ou mentira???

Se não têm sentimentos, e por dinheiro vale tudo, a mim não me assustam, podem e devem investigar todos os BENS da minha FAMÍLIA!!!
Bissau, 4 de Outubro de 2017!!!
Nô bai...

1 comentário:

  1. E, qual foi a reação do So Premiê Sissoco a esta nota? Este elemento pode muito ajudar a leitora/o leitor a um melhor entendimento de todo os vai-e-vens neste assunto. Um, bem lamentável, infeliz, triste e tudo mais, para mim. Que nunca devia ser na nossa Guiné-Bissau do povo Bom, mas ai, que é. Como se vê.

    Obrigado.
    Que reine o bom senso.
    Amizade.
    A. Keita

    ResponderEliminar