segunda-feira, 13 de março de 2017

Parabéns ao MCCI pelo Despertar da consciência cívica

Inspirado no post do Ibrahim Abdul Sani quero tecer algumas considerações sobre as Marchas em Bissau.
Antes quero aqui dar os meus parabéns ao Movimento Cidadão (Ussumane Griffon, embora podiam ser mais criativos no nome, pois copiaram o nosso rsrsrs - brincadeira), pois finalmente saíram da toca e assumiram as vossas posições. É isso que dissemos as pessoas desde início: deixem de lado as calúnias e defendam às vossas posições. Finalmente despertaram graças ao MCCI, modéstia a parte, o MCCI está de parabéns (os puros rsrsrs) e não vamos seguir o vosso caminho dizendo que foram comprados, defenderam o que acreditaram ser o certo e o melhor para a Guiné-Bissau (pouco importa o método usado)
Indo ao que interessa, sempre acreditamos que a melhor forma de mudar as coisas, por nós que não somos políticos, é despertar a consciência cívica do povo guineense, por forma a estarem aptos a pressionarem os detentores dos poderes. Fazer o povo compreender, que nesta jogada, ele não é uma simples peça descartável, mas sim a peça principal, pois na democracia quem manda é o povo (Demos + kratos = Poder do Povo).
Acreditamos que esta dinâmica não vai ficar por aqui, seja com estes governantes ou outros, o povo vai sair sempre a rua para reclamar pacificamente, se algo está mal, como acontece no Senegal e outros países. Hoje a reclamação é a estabilidade, a renúncia do PR, a abertura da ANP, amanha será a reclamação pela água potável, pela boa educação, pela energia, pela justiça, pelas estradas etc.
Ainda temos muitos desafios pela frente, principalmente com os falsos "desalinhados". Atenção: não estou falando de pessoas que não dão a mínima pelo que passa no país, mas daqueles que apesar de terem posições, fingem serem imparciais, ficando no murro e lançando pedras aos que realmente estão a fazer alguma coisa na prática para mudar algo.
Espero que aqueles que têm uma fórmula melhor para a resolução desta crise, que saiam do "caixote" e apresentem as vossas posições na prática, se são melhores de facto, acreditem, o povo estará ao vosso lado.
Desde já lanço um repto no sentido dos dois Movimentos pensarem num fórum ou debate sobre o Estado da Nação, para discutirmos ideias e traçar rumos para o futuro (uma agenda pós instabilidade), sem fazer ninguém deixar de acreditar e lutar pelas causas de hoje (mas não estou falando em criar partido, isto está fora de questão).
Se existe uma verdade inegável hoje, é esta: vocês sabem que nós (MCCI) amamos esta pátria, temos a convicção, a coragem e vamos vencer esta luta em nome da democracia. Do resto… POVO I KA LIXO – JOMAV RUA

Por:Lesmes Monteiro Torres Gemeos
Nota do Editor
Gostaria de acrescentar em poucas palavras (até porque o TEXTO com letra maiúscula do ATIVISTA-MOR diz tudo), estamos perante o “homem do leme” do verdadeiro ATIVISMO guineense e esse HOMEM se  chama Lesmes Monteiro!
Gostaria apenas acrescentar que, as previsões lançadas para confundir e provocar desânimo nos ativistas do Movimento dos Cidadãos Conscientes e Inconformados (MCCI) não resultaram!
Os muitos, que têm tentado driblar esta CRISE com aparente serenidade, sabemos que é tudo falsidade. Porque também  sabemos que (pura e simplesmente), foram cooptados pelo JOMAVISMO e as benesses que dele advém! Engolidos, melhor dizendo!
Não é segredo para ninguém que esta crise impensável, insensata e INSANA já produziu muita MALDADE para a Guiné. Mas também todos sabem que existe uma explicação objetiva disso tudo, a saber: a OBTUSIDADE córnea do presidente JOMAV, a falta de caráter e ética política no PAIGC e a prostituição política do PRS!
Por último e provavelmente o mais importante, gostaria de sublinar o REPTO que o Lesmes Monteiro membro do MCCI lança ao “outro movimento” neste caso o Movimento Cidadão (MC) para aquilo de ele chama de “pensarem num fórum ou debate sobre o Estado da Nação, para discutirmos ideias e traçar rumos para o futuro (uma agenda pós-instabilidade), sem fazer ninguém deixar de acreditar e lutar pelas causas de hoje (mas não estou falando em criar partido, isto está fora de questão).”
PORQUE NÃO PENSAREM NISSO???

Sem comentários:

Enviar um comentário