quarta-feira, 15 de março de 2017

Ainda sobre a presidência (des)aberta...

Mas que falta de criatividade é essa? É que: em três dias diferentes, em três sítios diferentes e face três camadas societárias diferentes (terceira idade, jovens e crianças) o JoMaV não consegue inocular nada no seu pretenso belo e tocante discurso... Só diz repetitiva e fastidiosamente isto:

--"Cal mininu cu pudi fala si papé matado ou i espancado na nha mandato??? ...
--Cal mindjer cu pudi fala i pirdi si marido na nha mandato??? ...
--Na nha mandato nfala dinheru di Estado na cofre di estado!!! ...
--Na nha mandato ninguim ca obi um único tiru na quartel!!! ... e
--Na nha mandato militaris ca cumé cuntangu na quartel ... gós é ta cumé só mafé!!!


Minha, nossa (...) há alguém que explique a esse homem apenas três coisas:

1-Senhor JoMaV se não tens mais nada para acrescentares à este país e ficares a espera que alguém, com nível, reconheça nesse teu dito LEGADO um grande feito, desenga-se e aprende duma vez por todas que o "Não Matar" e o "Não Espancar" não só não era de esperar numa democracia assim como só pode ser um feito numa tirania ... portanto não venhas(...);

2-Senhor JoMaV: proporcionar uma boa alimentação aos militares até que é bom, mas lembre que devia ser extensível à todos os funcionários públicos, pois a tarefa dos militares não é mais importante que a, por exemplo, dos professores, escrivães dos tribunais e enfermeiros ... portanto não há cá chuva de Cabo Verde (...) e nada de comprar consciência dos militares ... caso não saibas: sustentar militares não é da sua alçada, tanto assim é que temos Ministério de Defesa Nacional - e seu congénere atualmente inventado só para "quibinir" denominado Ministério do Estado, dos Combatentes da Liberdade da Pátria e Reinserção Social-, (o que quer dizer que integra o governo e é este que cuida deles) e não Departamento Presidencial de Defesa Nacional (Forças Armadas);

3-Senhor JoMaV: estes teus argumentos frouxos de quem quer mas que não pode, está só a espelhar a sua falta de habilitações para exercer o cargo do Primeiro Magistrado do país, logo tente falar menos para não atolares mais ... de onde advém a coragem de encher a boca para falar de liberdade de expressão e imprensa se na verdade há uma inequívoca monopolização da TGB ... NÃO PERCEBO ... "para insulta inteligência di guineensis"... e por favor: renuncia o teu mandato e deixa a Guiné reerguer-se;

Não poderíamos ter o pior .. mas já que o temos, então não dá mais para resignar e assistir de camarote o afundar do país por culpa de um único senhor que não tem visão, não tem vontade e muito menos a idoneidade para desenvolver o país e que embirra com todos os visionários para lhes vedarem a possibilidade de fazer algo neste país!

(...) ami nam JoMaV i ca nha presidenti (nca vota nel ... nca ta revi nel ... i ta envergonham ... pabia di kila ami Ricardo Costa e Silva nca mistil

(...)

JOMAV RUA É A MINHA ORAÇÃO DIÁRIA

Nota do Editor

Como muitos guineenses espalhados pelo mundo, acompanhei e assisti as imagens na rede social da primeira presidência “desaberta” depois de praticamente três anos do nosso timoneiro no poder.

Nunca pensei que o PR JOMAV fosse tão mau ORADOR! Para além da “fala” não ter um fio condutor, os discursos do “primeiro magistrado da Nação”, ou melhor, o “garante da instabilidade” entre os guineenses foram, na maior parte das vezes sem conteúdo, sem brio, num timbre frouxo e com pouquíssimo  entusiasmo! Tentou interagir com a população várias vezes e, em nenhuma delas houve resposta, causando assim apatia e falta de aderência da assistência! Resumindo, grande “seca” para quem assiste!

Reprovou nos discursos, e fortaleceu as várias inverdades que têm sido o seu modus operandi! Vou buscar apenas um exemplo  (dos vários que houve) quando falou da FORMAÇÃO, e afirmou “todos os membros deste governo são formados”! FALSO ou melhor, totalmente falso!!! A começar pelo seu “garoto propaganda” e PM Umaro Sissoko, terminando no seu “cão de caça” Botche Candé todos sabemos que nenhum deles tem uma Formação Superior!

Foi também engraçado a forma que foi chamando alguns ministros, para se levantarem criando assim a possibilidade da  população os conhecer. Mandou levantar o ministro Victor Mandinga e antes que o manda-se sentar, este já se tinha sentado e mesmo assim rematou “sinta, ministro Victor Mandinga” e para terminar e provavelmente a parte “palhacinha” do evento foi quando perguntou pelo ministro da Agricultura no púlpito “nundê ministro de Agricultura” quando afinal esse estava mesmo ao lado dele!

Resumindo, esta presidência “desaberta” está a ser um grande fiasco como bem retrata o excelente artigo supraexposto do Professor na Faculdade de Direito de Bissau o caríssimo Ricardo Costa Silva.


Nô MARCHA pa repui DEMOCRACIA na GUINÉ ka têne TRAVON!!! 
Nô bai...

Sem comentários:

Enviar um comentário