terça-feira, 3 de novembro de 2015

42 anos de independência, segundo Nelvina Barreto

 

Recordo-me dos primeiros anos da Guiné-Bissau independente, da euforia da população e do espírito revolucionário que animava as hostes juvenis, entusiasmadas pelas perspetival que a recém-conquistada liberdade parecia oferecer. O PAIGC, partido vencedor da luta de libertação e que tinha proclamado unilateralmente a independência, a 24 de Setembro de 1973 nas matas de Madina do Boé, após 11 anos de luta armada, prometia o bem-estar e a prosperidade a todos os guineenses. Essa época foi marcada por uma grande efervescência cultural, com a realização de festivais musicais, de concursos literários e teatrais. 

Progressos significativos foram realizados no sector educativo com a abertura de escolas por todo o País, proporcionando o acesso ao ensino a milhares de crianças, promovendo ciclos de alfabetização das populações, concedendo bolsas aos jovens guineenses para estudarem em universidades estrangeiras e multiplicando iniciativas pedagógicas inovadoras destinadas a criação do “Homem Novo” guineense.

Para os guineenses o céu era o limite na construção de um País novo.

E neste ambiente de euforia que chegavam de forma difusa (devido ao medo e a lei do silêncio) relatos de perseguições políticas, prisões arbitrárias e fuzilamentos sumários, que constituíam a outra parte da moeda do novo sistema estabelecido. A população de Bissau era confrontada com carências alimentares e longas filas frente aos armazéns habilitados a funcionar: tinha terminado a era do livre empreendimento. Na visão das novas autoridades, o Estado é o único ator económico, à semelhança dos países comunistas. O sistema começa a dar os primeiros sinais de grave disfuncionamento.

A década de oitenta tem o seu início com crises sucessivas: golpes, contragolpes, fuzilamentos de dignitários do regime, ruturas com os dogmas fundadores – a Unidade Guiné/Cabo Verde.

O próprio regime põe a nu a sua barbaridade com a exibição de valas comuns de que toda a população suspeitava a existência.

Era o fim das ilusões.

Acontecimentos verificados a milhares de quilómetros da Guiné-Bissau, como a queda do muro de Berlim, a conferência de La Baulle, entre outros, obrigaram a mudanças profundas no sistema político vigente na maioria dos países africanos. A Guiné-Bissau não constituiu exceção e procedeu a alterações no seu sistema de governação. Estas alterações políticas de fundo, assim como os programas de ajustamento estruturais acordados com as instituições financeiras internacionais, não sendo resultado de dinâmicas internas, contribuíram para agudizar os problemas sociais existentes e dinamitar o “status quo” em vigor.

O poder político vigente não soube gerir pacificamente as tensões naturais de um sistema democrático multipartidário. No dia 07 de junho de 1998 essas tensões empurraram o Pais para um conflito político militar que fez implodir as estruturas do Estado.

A partir de então, nem os programas pós-conflito nem as eleições sucessivas conseguiram inverter a dinâmica de instabilidade. A má governação, a corrupção generalizada, a manipulação da justiça, a instrumentalização étnica, os conflitos no interior das forças armadas e no seio da classe política agravaram-se e, aos episódios de crise política, social e militar, juntou-se o fenómeno do narcotráfico.

Decorridos mais de 40 anos de poder político nas mãos dos guineenses, a independência não trouxe afinal os ganhos prometidos e, ainda mais grave, despoletou a letargia e falta de crença do Guineense no seu País.

Hoje, entre o “ Terra Ranka” e o “Mon na Lama”, do que a Guiné-Bissau mais precisa é de um novo Estado, construído sob outros paradigmas.

Bissau, 03 de Agosto de 2015

Fonte: Dias da Independência

Sem comentários:

Enviar um comentário