terça-feira, 6 de fevereiro de 2018

Os outros:

COMBATENTE DA DEMOCRACIA IKO

Das tantas violações de direito/justiça em nome da perseguição feroz e desiquilibrada a uma organização e ao país, tal como o uso indevido das forças de segurança, esperava os (opinion makers) lideres de opinião guineenses do espaço virtual e afins, os ditos "isentos", a classe "imparcial", aos que "nha boca ka sta la", aos que reclamam liberdades, os que julgam e atacam a direcção do PAIGC, esperei impaciente o seu pronunciamento/olhar "isento" sobre os acontecimentos á margem da organização do IX congresso do PAIGC.

Aguardei a posição oficial do PRS, partido rival "político" do PAIGC, face a actuação das forças de ordem, no "estado de direito" em "manter a ordem", obviamente que falar dessa actuação e o uso da excessiva força contra militantes indefesos, à luz do nosso ordenamento jurídico.
Ao menos uma condenação...ou apoio à actuação dos tribunais e das forças ao serviço do Estado.
Na verdade, o modelo de democracia de origem grega cansa a determinados africanos que chega aventurar pela criação e/ou adaptação da democracia aos africanos e à sua realidade, uma espécie de democracia, mas exclusiva, se calhar uma monarquia até...ou então...o PRESIDENCIALISMO versão 2.0.
Por mais que tenhamos divergências de opiniões e posições, nada justifica a violência, contra quem defende opiniões equidistantes/opostas à nossa.
Com muita fé, aguardei mesmo, esse posicionamento, pelo menos o jurídico-político, QUIÇÁ, social dos "nossos" "opinion makers" que amam tanto este país...vi/ouvi, por conveniência, um compasso intenso de SILÊNCIO de muitos deles, de outros...foi um assobiar para o lado, um cantarolar às janeiras em finais de Janeiro, escusaram-se ao debate, já que, meritoriamente têm promovido interessantes, apesar de monólogamente, sobre a guinendade e a sua nação.
Preferiram um estratégico SILÊNCIO, para depois acabar no já clássico cliché: PAIGC tchiu prublema..., como se esse partido se tratasse de um partido vietnamita, em que os seus dirigentes fossem de Marte.
Tenho pena de saber que o vosso silêncio transmite...nada de DEMOCRÁTICO, pois o partido em causa apesar dos 44 de governação desastrosa dos seus sucessivos dirigentes, os seus sucessivos militantes procuram erguê-lo.
Como se sentiriam, se um não-guineense vos rotulasse de "abós bô tchiu prublema?", ou que se extinguisse a Guiné-Bissau? Ou que se fizesse da Guiné-Bissau um museu? Suma ku nô confusento sim...
Acreditem que só juntos, podemos fazer a DEMOCRACIA acontecer, pois somos todos responsáveis por esta MERDA!
P.S. - Cada dia se percebe mais e melhor o cair das máscaras e vê se melhor que afinal as máscaras é que davam beleza ao rosto de cada um e as suas vergonhosas intenções.
Curiosamente vão alimentando em doses duplas. 01/02/2018


Nota do Editor

O excelente artigo de opinião do irmão, amigo e camarada Iko, que mexeu com a rede social na semana que passou!

Ami mê i INISENTO i nunca n´fala kuma ami i ISENTO!!!

Ou i kansado NOTA???

Nô bai!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário