terça-feira, 8 de dezembro de 2015

ANTÓNIO SEDJA MAM

PGR António Sedja Man
Um procurador fora da lei?

Quando li a notícia sobre a ordem de suspensão dado pelo PGR do debate semanal na RDN intitulado "cartas na mesa", a minha maior preocupação prendeu-se antes de mais, com a legalidade da atuação do Sr. Procurador. Isso, LEGALIDADE!! Recusei entrar em juízos de valor sobre a sua pessoa ou de quem o nomeou para o cargo que agora ocupa. 

Depois de todo o alarido havido a volta da dita suspensão, eis que chegamos rapidamente na conclusão de que, a sua atuação foi simplesmente:

GROSSEIRA por ingerência no trabalho dum órgão de comunicação social;

ILEGAL, desde um ponto de vista constitucional;

ABUSIVA, por fazer-se valer do cargo de PGR para querer impor vontade pessoal própria ou do entorno;

Significa tudo isto que, com o selo GIA (grosseiro, ilegal, abusivo) estampado na cara deste ilustre, ele só seguirá no cargo por tratar-se dum Pais miserável (a expressão é dos Helmer`s, Aly`s e outros ilustres inteletuais da praça de Bissau) que se chama Guiné-Bissau. Porém, não estranha muito, porque ter o selo GIA estampado na testa em Bissau, passou a ser um dos principais requisitos exigidos aos candidatos a cargos para servir dum lado ou doutro da trincheira. E, justifica-se, afinal das contas estamos em tempo de guerra. Política, claro.

Porque limitei em questionar se tinha enquadramento legal ou não a atuação deste Sr. e não caí na leviandade (típico!) de fazer juízos de valor sobre a sua pessoa? 

Porque infelizmente, constatei que na batalha política que se trava em Bissau, só é "bom samaritano", aquele que atira as cegas e indiscriminadamente contra tudo o que venha do outro lado das trincheiras, mesmo que traga milho ou pão para os soldados do lado de cá. Quase todos os juízos sobre a atuação das próprias autoridades do País se fazem em função dos gostos pessoais. Se gostamos da pessoa, levando um APROVADO em maiúsculas e se não, nô toca tambur di revoluçon.

Está todo o mundo cego pelo ódio que nutre ao adversário /oponente político. Ninguém aceita um meio-termo, isto é, OU BU STA CU NÓS OU BU STA CONTRA. Está tudo extremado, desapareceu o CENTRO e com ele está desaparecendo a própria GUINÉ-BISSAU. 

Quem está com DSP ou o JOMAV, apoia incondicionalmente com os olhos vendados, tudo o que o sujeito faz, sem se importar com as consequências reais que o ato poderá ter para o País. E, sem antes percebermos bem, estamos todos recrutados para sermos combatentes desta guerra estúpida, de ego e de orgulho dos políticos em que o único derrotado será o ESTADO GUINEENSE, por conseguinte nós o POVO. 

Parece até infantil, nós o povo estamos a lutar contra nós o povo! Os corrutpos esses (desculpem queria dizer os políticos) têm outras prioridades que não passam por tirar o País na miséria em que está entalado e por culpa deles. Ou seja, enquanto conseguem habilmente instrumentalizar-nos para servirmos na guerra das trincheiras, estão todos eles com os olhos postos nos cofres para... BO SIBIDJA PA KÈ! 

E, independentemente do desfecho que tudo isto venha a ter, nós o POVO, iremos ficar apenas pelos muros&pontapés e também com a CONVERSA claro, para não falar do País devastado pela miséria, enquanto eles... Bem, eles (os mer***** políticos, claro), terão tudo o que a falta de caráter, falta de moral, falta de vergonha, falta de patriotismo dá a quem está ao pé do cofre. 

Gostos e paixões à parte, vamos assumir a nossa lucidez inteletual e começar a ver as coisas com olhos de ver e não de olhar. Porque ser bom FIDJU DI TERRA é gostar da nação Guineense no seu todo e não aderir irracionalmente a movimentos de causa.

Por: Neusa Carina Sanha

Nota do Editor

Não gostei(!) ADOREI!!! Está tudo dito politóloga lúcida, ácida e kurtida...Neusa, também espero que entenda que nem todos correm só pelo dinheiro!!! Ainda existe um koche, de patriotismo…Permita que acredite nisso, para que tudo tenha sentido e faça valer à pena!!!

Até porque são poucos os que não caiem e não caíram no balanço. Se existir a competição entre os EGOS, sobre o saldo de um índice imaginário de corrupção, com estas duas variáveis: Captação/Dilapidação. A captação aparece positiva, em muitas vidas e serviços destinados ao país. Foram milhões e milhões de dólares do Americano, de financiamentos mobilizados, para PLANOS NACIONAIS, PLANOS ESTRATÉGICOS, MISSÕES CONJUNTAS etc, etc e etc…Tudo para quê??? 

Para que uns e outr@s marmanj@s e barrigas de me…quer dizer, barriga de bemba ou meia, açambarcarem, ou melhor abocanharem.

Denúncias e notas de protestos não faltam!!!

Exemplos de miseráveis e delapidadores desses baús das nossas riquezas, não faltam! Os sinais exteriores de riqueza de muitas das Nossas Excelências, que facilmente (utilizam a vitimização da pedagogia do OPRIMIDO e origens humildes) se confundem com o POVO são REAIS. Não é ilusionismo barato!!!

Penso que a maioria quer ir pelo caminho da JUSTIÇA!!! Porreiro!!! 

Porque não? Mas que haja RESPEITO e um pouco de DECÊNCIA! Porque se não, à GUINÉ é que paga! E a Guiné somos todos NÓS e OUTROS tantos que ainda viram. 

Nô bai…Para ka TEM!!!


Sem comentários:

Enviar um comentário